Congresso Fora do Eixo será realizado em dezembro, na capital federal

O encontro, que será realizado de 01 a 07 de dezembro, será marcado por debates no Congresso Nacional e participação de redes de toda a América Latina. As inscrições estão abertas e serão realizadas até o dia 30 de novembro

De 01 a 07 de dezembro, realizadores da cultura e das mídias livres de todo o país se reunirão em Brasília para fazer balanços do ano de 2013, avaliar conjunturas e alianças que marcarão o 2014 vindouro. Na oportunidade, temas como políticas; economia; midialivrismo, formação livre, entre outros, estarão em cartaz, reunindo nas mesas de debates gestores e produtores culturais; jornalistas; midialivristas; artistas; pesquisadores, legisladores e  interessados de todo o Brasil e outros países da América Latina durante os 07 dias de atividades.

O encontro sucederá a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que reunirá milhares de agentes culturais de todo o Brasil na capital federal até o dia 01 de dezembro, quando oficialmente terá início a programação do Congresso. A proposta é agregar parte das lideranças culturais ali presentes, dando sequência aos debates que marcam fortemente a agendas de cooperação de redes da sociedade civil.

As redes são novas formas de participação social, que vem possibilitando também formas renovadas de se fazer política, a partir do protagonismo, em especial da juventude. Trata-se de uma nova estética de militância e formação política, que dialoga organicamente com toda uma geração formada e/ou nascida dentro das lógicas e linguagens da internet.

Para integrantes de coletivos do Fora do Eixo, é fundamental compreender essas novas dinâmicas e criar políticas públicas e diferentes plataformas de intercâmbio que favoreçam o avanço desses laboratórios e relações. São propostas que estão gerando invenções nos mais diversos campos dos saberes, e que ajudam a compreender os desafios e proposições para as sociedades deste século XXI.