Metodologia

Toda programação do 5º Congresso Fora do Eixo é gratuita e aberta a todos. A limitação de público será somente dada pelo tamanho dos espaços de realização. As Desconferências, Audiências Públicas, Pos-Tvs e Observatórios serão ainda transmitidos ao vivo pela internet, para os interessados em participar à distância ou apenas acompanhar as atividades.

Os Observatórios contarão com um Banco de Temas que norteará os debatedores durantes os dias do evento. As mesas serão alteradas de hora em hora, com participação ativa da plenária. Nenhuma das mesas terá um tema específico e os convidados serão provocadores que ajudarão na organização dos conteúdos e na sistematização dos debates. O banco de temas é colaborativo e sugestões poderão ser dadas a todo momento.

As PósTV’s são programas de entrevista e debate transmitidos pela internet, que aproveitarão os convidados e congressistas do evento para montar sua grade diária.

Os Percursos Culturais são compostos pelas atividades culturais e artísticas da programação, como vivências, shows, sessões de cinema, dança, dinâmicas corporais, entre outros. As atividades serão realizadas por toda cidade montando um percurso cultural ligado à história e contexto social de Brasília.

A Cobertura Colaborativa é uma prática essencialmente midialivrista, que promove a narrativa em tempo real do que acontece no evento com difusão nas redes sociais e transmissão por meio de canais web.

As Reuniões Livres são espaços autogestionados de debates com temas levantados durante os dias de evento, pelos participantes. As reuniões são sem pauta prévia definida, e podem ou não gerar encaminhamentos práticos.

As Desconferências são círculos de idéias que tem como objetivo dar início ou continuidade a um programa ou projeto de colaboração. As reuniões possuem encaminhamentos práticos e pauta prévia construida colaborativamente pelos participantes.

As Audiências Públicas espaços reservados para apresentação de opiniões da sociedade em torno de pautas comuns. Ocorre uma ampla mobilização para participação da comunidade interessada.