head_5congresso

Conheça as principais pautas do 5º Congresso Fora do Eixo
O encontro de redes do Brasil, América Latina e Africa, tem em sua programação temas como políticas, economia, midialivrismo, formação livre, entre outros, reunindo nas mesas de debates gestores e produtores culturais, jornalistas, midialivristas, artistas, pesquisadores, legisladores e interessados de todo o Brasil e outros países da América Latina durante os 07 dias de atividades.

[Flyer principal]

O 5º Congresso Fora do Eixo acontece de 01 a 07 de dezembro em Brasília e espera receber cerca de 700 congressitas de redes toda América Latina para debater novas formas de participação social, que vem possibilitando alternativas renovadas de se fazer política, a partir do protagonismo, em especial da juventude. Trata-se de uma nova estética de militância e formação política, que dialoga organicamente com toda uma geração formada e/ou nascida dentro das lógicas e linguagens da internet.

A programação vem sendo construída de forma colaborativa junto as redes de cultura e comunicação da América Latina, assim como todo o Congresso, que nesta 5ª edição não dispõe de patrocínio e financiamento. O Fora do Eixo sempre teve a colaboração como elemento fundamental do seu desenvolvimento.

O encontro terá início no dia 1º de dezembro, quando agentes culturais de todo o Brasil estarão reunidos na plenária final da Conferência de Cultura.  A proposta é agregar parte das lideranças culturais ali presentes, dando sequência aos debates que marcam fortemente a agendas de cooperação de redes da sociedade civil.

 

#OcupaCongresso

congresso_1

Durante dois dias de sua programação, o Congresso Fora do Eixo aproveita a presença em Brasília para vivenciar e incidir na vida política do país. Na terça e quarta (03 e 04/11) , dias de maior movimentação na casa legislativa – a chamada Casa do Povo – a rede se volta a debater economia solidária, formas de trabalho das redes, comunicação independente, cultura livre e em rede, movimentos ambientais e muito mais na forma de seminários, audiências públicas e reuniões agendadas em diálogo com as comissões permanentes da Câmara dos Deputados e Senado. A escolha por esses dias de programação ocorrerem no Congresso Nacional vêm afirmar uma posição contra a criminalização da política e a estigmatização de um lugar que não deve ser negado, e sim ocupado com ideias, debates e sugestões vinda de diálogos com as pontas do país – onde as decisões transformam realidades para o bem ou para o mal.

 

Não Grade

congresso_2

 

 No Congresso Fora do Eixo, a horizontalidade é radicalizada e transparece logo na programação do evento. Utilizando-se do conceito de não-grade, a equipe de produção se prepara a construir um planejamento moldável, alterável e sujeito aos muitos acontecimentos que podem mudar a conjuntura conceitual e/ou logística que regem os encontros, reuniões, conferências, plenárias e outros espaços de incidência. Pensando nisso, a programação do Congresso Fora do Eixo prioriza o aproveitamento máximo da conexão e troca de tecnologias entre os presentes, que vêm de formações, contextos locais e metodologias diferentes e igualmente eficientes, e ao invés de se focar em estabelecer horários, locais e convidados engessados e sem possibilidades de alteração, foca-se em criar espaços cognitivos que favoreçam a formação orgânica de diferentes debates, encontros, reuniões, desconferências e etc. O formato permite uma liberdade de abordagem de temas e uma desburocratização que facilita o foco no que quer que seja relevante dadas as condições do momento.

Plenária Livre

congresso_3

 


Programação Colaborativa e Metodologia

Oficinas como “A Arte Secreta do Mamulengo – Bate-papo com Chico Simões”, exibição de documentários, PósTV e percursos culturais l serão realizados na capital federal. Vale ressaltar que o período para inscrição de atividades é até o dia 30 de novembro. Toda programação é gratuita e aberta a todos. A limitação de público será somente dada pelo tamanho dos espaços de realização. As Desconferências, Audiências Públicas, PosTvs e Observatórios serão ainda transmitidos ao vivo pela internet, para os interessados em participar à distância ou apenas acompanhar as atividades. Para se inscrever e saber mais sobre a metodologia acesse o site do Congresso.

congresso_4

Congresso Colaborativo

O 5º Congresso Fora do Eixo não dispõe de patrocínio  tornando ainda mais relevante todos os tipos de colaboração. O Fora do Eixo sempre teve a colaboração como elemento fundamental do seu desenvolvimento. Nesta quinta edição, uma grande oportunidade de mostrar a potência dessa economia colaborativa que agrega uma diversidade de gestão e nos investimentos a partir do emponderamento participativo de cada um, transformando o projeto numa grande conta comum.

Redes, pessoas e coletivos podem se apropriar completamente: investindo, articulando redes, participando de todas as etapas do processo de produção; ou parcialmente: com investimento pontual como doações por meio de contas bancárias. A utilização dos recurso via financiamento colaborativo poderá ser acompanhando pelo  Portal Transparência do Fora do Eixo.

Os interessados podem enviar e-mail para [email protected] ou ainda, com  doação em conta bancária. Para acompanhar o processo de investimento, acesse o site:  http://congresso.foradoeixo.org.br/

 

*Todas os locais e a programação cultural serão divulgada

 

Serviço

O que: Congresso Fora do Eixo

Quando: 01 a 07 de dezembro

Onde: Em Brasília

Mais informações: (61) 3264 6131 ou [email protected]

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =