Histórico Congressos Fora do Eixo

Congresso 2008 – Cuiabá/MT

2008

Em outubro de 2008 acontece o 1º Congresso Fora do Eixo, sediado em Cuiabá (Mato Grosso), juntamente ao 6º Festival Calango. A data reuniu 70 agentes da rede, vindos de 23 coletivos do país. Nele foram levantados os primeiros acordos do Grito Rock, além da Banquinha e do primeiro Portal do Fora do Eixo, ambos com o intuito de conectar mais produtores e artistas, maximizar a disseminação de produtos e tecnologias, e criar um acervo de conteúdo, abrangendo um maior campo de receptores e emissores.

 

Congresso 2009 – Rio Branco/AC

SONY DSC

O 2º Congresso Fora do Eixo conectou 100 pessoas, presentes em Rio Branco (Acre), realizado simultaneamente ao Festival Varadouro. Desta vez o número de coletivos integrantes passou a 43, e as reuniões tomaram por alinhar a Carta de Princípios e o Regimento Interno da rede, além da sistematização da rede em Regionais, fundando os Pontos de Referência Regional. Estipulou-se também os eixos formadores do processo: Circulação, Sustentabilidade, Comunicação e Tecnoarte.

 

Congresso 2010 – Uberlândia/MG

2010

Integrado ao Festival Jambolada, o 3º Congresso Fora do Eixo foi o agregador de 300 pessoas de todo o Brasil. Reunidos em Uberlândia (Minas Gerais) em 2010, o congresso contou com sete dias, onde foram realizadas 300 reuniões livres e consultorias, 200 grupos de trabalho e discussão, tendo como pautas a Sede Moradia e o Caixa Coletivo, divididas em bancadas da Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Meio Ambiente, Formação, Política, Sustentabilidade, Comunicação e Software Livre. Cria-se o Ponto de Articulação Nacional, aumentando o nivelamento dos 82 coletivos do Fora do Eixo, além de trazer o grande fortalecimento da Regionalização da rede.

Congresso 2011 – São Paulo/SP

IV Congresso Fora do Eixo - 2011

No ano de 2011, chegou a São Paulo a Casa Fora do Eixo SP, um dos palcos para o 4ª Congresso Fora do Eixo, simultaneamente ao Festival Fora do Eixo. Foram 2 mil congressistas, vindos de 7 países, para se encontrarem na cidade da diversidade, ocupando o Auditório Ibirapuera e o Paço das Artes. Enxerga-se, então, a rede em Simulacros: Banco, Partido, Universidade e Mídia, entendendo a parte do processo em que se chegava, de Redes em Redes, agora com Conexões Latinas e 120 coletivos pelo país.