Contribua!

COFE_financiamento2

FAÇA A SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI

Saiba mais sobre o projeto AQUI

Entre as pautas que estiveram em destaque durante as jornadas de junho e julho, se destaca o investimento em programas e projetos de redes culturais. Os modelos de financiamento cultural no Brasil e no resto do mundo passam por uma grande ressignificação e, a presença de intermediários da grande indústria cultural se faz cada vez menos necessária. Moedas alternativas, funcionamento dos processos colaborativos não monetários de toda uma economia da cultura não comercial já são experimentadas a mais de 10 anos.

É deste modelo de gestão que nasce o financiamento colaborativo, que consiste em reciprocidades baseadas em uma moeda contábil, ou simbólica, que pode ser representada por horas de trabalho, ou ainda tarefas mais simples, como o empréstimo de um carro para viabilizar a logística de uma produção, por exemplo. Tais reciprocidades, além de ser mais baratas e não gerar lucros ao bancos ou empresas impulsionam o crescimento da economia cultural com trocas sistematizadas e tangíveis.

O 5º Congresso Fora do Eixo é um projeto colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, rede de cultura e comunicação composta por centenas de coletivos e parceiros culturais espalhados por todo o Brasil. Estes estão locados em mais de 15 países, que atuam sob os princípios da colaboração, do protagonismo juvenil, da autonomia, do midialivrismo e do compartilhamento livre de conhecimento. Esse ano, o Congresso acontece em Brasília entre os dias 1 e 7 de dezembro.

_financiamento colaborativo

O 5º Congresso Fora do Eixo não dispõe de patrocínio tornando ainda mais relevante todos os tipos de colaboração. O Fora do Eixo sempre teve a colaboração como elemento fundamental do seu desenvolvimento. Nesta quinta edição, uma grande oportunidade de mostrar a potência dessa economia colaborativa que agrega uma diversidade de gestão e nos investimentos a partir do emponderamento participativo de cada um, transformando o projeto numa grande conta comum.

Redes, pessoas e coletivos podem se apropriar completamente: investindo, articulando redes, participando de todas as etapas do processo de produção; ou parcialmente: com investimento pontual como doações por meio de contas bancárias. A utilização dos recurso via financiamento colaborativo poderá ser acompanhando pelo Portal Transparência do Fora do Eixo.

Os interessados podem enviar e-mail para [email protected] ou ainda, com doação em conta bancária. Para acompanhar o processo de investimento, acesse o portal Transparência.

 

_banco fora do eixo

O Banco Fora do Eixo tem como principal responsabilidade o desenvolvimento de metodologias e ações concernentes a sustentabilidade da rede, criando alternativas para a gestão e distribuição dos mais variados recursos econômicos que dispõe o arranjo do Fora do Eixo. Existente desde o princípio, o Banco Fora do Eixo, tem em sua essência os princípios e valores norteadores da rede Fora do Eixo como fios condutores de suas ações estratégicas, sendo premissa o processo colaborativo, coletivo, compartilhado, humano, criativo e solidário para o desenvolvimento sustentável.