UniFdE prepara tese Fora do Eixo

formacao

O Congresso Fora do Eixo realizou cerca de 150 reuniões livres em sua 5ª edição, que aconteceu de 01 a 07 de dezembro em Brasília. Dezenas de redes e coletivos culturais do Brasil e América Latina debateram temas que iam desde a formação livre, economia colaborativa, comportamento, etc.

Escolas livres de formação no Brasil e na Alemanha também estiveram presentes no Congresso Fora do Eixo. O observatório sobre educação no século XXI reuniu diversas experiências tanto de formadores quanto de ex-alunos de escolas tradicionais. O debate instigou participantes a elaborarem redes e ações conjuntas por políticas de reconhecimento das escolas livres.

Pós Congresso, a Universidade Livre Fora do Eixo e a Universidade das Culturas elaboram o seus respectivos programas, estabelecendo plano de ação no próximo ano. Em breve, todos os simulacros da Rede Fora do Eixo apresentarão seus planos e projetos 2014.

De acordo com Clayton Nobre, gestor da UniFdE, um dos destaques desses planos será a produção de conhecimento sobre a própria rede.

Já temos editoras querendo lançar livros sobre o Fora do Eixo, mas o Congresso também foi um ótimo momento para debatermos a construção de uma Tese Fora do Eixo feita pelos próprios participantes, em parceria com o corpo docente da UniCult. 2014 será um ano em que poderemos traduzir melhor nossa própria história”.

Veja a cobertura completa do Congresso Fora do Eixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =