Cobertura Colaborativa

INSCREVA-SE AQUI! 

Cobertura Colaborativa é um exercício de produção multimídia onde várias pessoas de diferentes áreas do conhecimento se unem para cobrir um evento coletivamente. São diversos os pontos de vista para um mesmo evento, o que possibilita uma abordagem plural e a diversidade de linguagem, opinião e formato.

O meio utilizado para veicular as informações são prioritariamente as redes digitais, valendo-se de vários veículos como Blogs, Sites, Youtube e Redes Sociais. A produção de conteúdo pode ser desenvolvida utilizando diferentes formatos de mídias como texto, foto, vídeo e rádio, sendo esses escolhidos a partir das especificidades da equipe.

A flexibilidade de escolha não está somente nos formatos de mídia, mas também no modo de organização, que pode tanto contar com uma equipe que produz conteúdo para o próprio site ou blog do coletivo ou evento, quanto vários veículos cobrem a mesma atividade, unindo toda essa produção por uma hash tag no Twitter ou página no Facebook. Pode-se também fazer a colaborativa a partir de campanhas de estímulo para que o próprio público produza conteúdo na rede.

As coberturas também podem ser realizadas a partir das oficinas de midialivrismo, quando quem participou da parte teórica exercita a prática midialivrista durante o festival.

A Cobertura Colaborativa sempre se adapta a equipe disponível através de escalas de revezamento e um planejamento de conteúdo, postagem e abordagem, que costumam ser intimistas e livres. Os participantes costumam ser voluntários e a troca de informações em atividades como essa é intensa, produtiva e ainda é um exemplo prático de como se dá a lógica colaborativa de trabalho e processos de formação livre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =